quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Viver pela fé!

Muitas pessoas pensam assim:“Eu não tenho essa fé divinal… eu não sei se consigo atingir tal nível de fé… eu não sinto tanta fé assim… eu desejo, mas sei que nunca conseguirei viver assim!”.

Há diferença entre ser separado para uma obra de cunho religioso e viver pela fé. Alguns desses são separados como: pastores, evangelistas, mestres, profetas, apóstolos, ministros músicos, presbíteros e outros (Efésios 4:11). Estes vivem pela fé: Pastores, dentistas, pedreiros, apóstolos, cozinheiras, zeladores, garçons, garis, evangelistas, profetas advogados, psicólogos, mestres e etc…
Quero mostrar com isso que “viver pela fé”, mais que ter uma ocupação religiosa em tempo “integral”, o viver pela fé conceituo como: VIVER DE TODA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS!

É bem possível que esta afirmação traga luz a algumas trevas e, em alguns casos, um novo patamar de “crise”. E particularmente desejo isso. Por quê? Porque se viver pela fé é viver de toda palavra que sai da boca de Deus, a grande questão passa a ser não mais “se sei ou se consigo ou se quero viver pela fé”, mas sim se aquilo que estou fazendo, faço por ser algo do coração de Deus.

Pois se você, jovem, é um dentista devido a uma direção de Deus, ainda que tenha uma rotina profissional, saiba que está vivendo pela fé porque você está vivendo de uma palavra que saiu da boca de Deus. É uma direção clara de Deus para ti e disso depende o “sucesso” de tua profissão (ministério). Disso depende o respaldo do Pai em tua vida.

Se você é um gari, advogado, chapeiro, diácono, missionário, ou qualquer outro profissional pela vontade e direção de Deus, você já está vivendo pela fé porque está vivendo de uma palavra que saiu da boca de Deus. Diante desta realidade nos cabe buscar do Pai saber onde Ele nos quer, como e quando para que assim seja feita em nós, e através de nós, a Sua vontade na Terra como é feita no céu.
Por outro lado, você pode ser alguém que mesmo sendo um pastor, evangelista, diácono, ou líder de adoração, esteja se ocupando de uma função por simplesmente desejar, admirar, ou por qualquer outro motivo que não seja uma direção, uma palavra que saiu da boca de Deus. Se este for o teu caso, com todo respeito e amor no Senhor, te convido a avaliar tua vida e ministério sob essa ótica. Pois há uma grande possibilidade de que, ainda que pareça, não esteja vivendo pela fé por não estar vivendo de fato uma palavra que saiu da boca de Deus.

“Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir o Pai fazer; porque tudo o quanto Ele faz, o Filho o faz igualmente.” (João 5:19)
Tenho por certo que, a falta desse entendimento sobre o viver pela fé está completamente ligada a falta do respaldo de Deus e da manifestação da presença de Jesus em muito no exercício de nossos ministérios, quer sejam eles de cunho religioso ou profissional.
É evidente pelo texto acima citado que a providencia e respaldo de Deus na vida e ministério de Jesus está completamente ligado a ouvir a voz de Deus e somente por meio dela se guiar.
Vemos um êxito impar no ministério de Jesus e, em algum grau, de alguma forma ligamos ao fato dele ser “Jesus”, em outras palavras, aquele que é como homem mas com poderes de um Deus. Nossas fortalezas sempre nos empurram pra fora de uma ótica correta acerca do Reino de Deus e especificamente nesse caso deixamos de considerar Filipenses 2:5-11.
Desse modo anulamos em nós a capacidade que temos de sermos tornados semelhantes a Ele pela condução e obra do Espírito Santo.
Na verdade, o desejo mais profundo no coração da maioria de nós é de termos em nossos ministérios e ministrações a presença de Jesus manifesta.
Jesus com sua vida nos ensinou que o segredo do sucesso de seu ministério era o viver pela fé sendo instruído pelo Espírito Santo, guiado pela voz do Pai e os princípios não mudam! Se queremos viver de fato pela fé como Jesus, o nosso padrão viveu (Rom. 8:29), cumprindo nele a vontade do Pai, de igual modo devemos nos guiar por Sua vós.

Enfatizo o fato de sermos guiados por Sua vós porque essa é a diferença determinante entre os que vivem de fato pela fé e os que não vivem.
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e manifestarei a ele.” (João 14:21)
Esta tão desejada manifestação do amor do Pai e da manifestação de Jesus curiosamente também estão ligadas a ouvir e corresponder com Sua vós, mas há algo que devemos atentar nesse texto. A promessa de Sua manifestação não está ligada somente ao ouvir a Sua vós e corresponder, mas corresponder segundo o Seu querer, pois você pode estar nesse momento pode estar desfrutando do viver pela fé por corresponder à Sua vós, porém sem Sua manifestação por corresponder da sua própria maneira, situação que de alguma forma gera um amplo caminho para uma nova crise. Logo surge a famigerada pergunta: Onde foi que eu errei?
Dentro do campo daquele “romantismo religioso” observo que estamos passando como Igreja do Cristo um delicado momento onde há um falso amor sendo proclamado. Já tive o desprazer de ouvir canções que de tão “apaixonadas” beiravam a heresia, outras com juras de amor e outras serias palavras de um compromisso. Não quero julgar a motivação ou experiência que levou seus autores a compô-las, mas fazendo uma leitura simples de nossa situação como corpo de Cristo, existe muito amor sendo proclamado para tão pouca manifestação prometida por Jesus, você não acha?
Não estou dizendo com isso que quando cantamos que o amamos estamos mentindo, tampouco dizendo que os compositores estão sendo falsos. Somente percebo que o problema está em que O amamos como queremos amá-lo. O amamos cantando, dizimando, ofertando, freqüentando reuniões e etc…
Mas no texto de João 14:21, é como se Jesus estivesse dizendo: “Olha, se você quer me amar, me ame como eu quero ser amado; não como você quer me amar. E aquele me ama, me ama guardando meus mandamentos. Esse é meu jeito de ser amado, e sobre essa manifestação de amor prometo o amor do meu Pai e minha manifestação!”
Para que você possa avaliar melhor seus sentimentos, motivações e mesmo aquilo que tem feito até o dia de hoje, aconselho-te a desenvolver um novo e bom hábito: observar tua vida e palavras que Deus tem lhe dado, sob a ótica de que viver pela fé é viver de toda palavra que sai da boca de Deus. Também que a manifestação da presença de Jesus depende de amá-lo como Ele deseja ser amado: Sendo correspondido em seus mandamentos segundo a condução do Espírito Santo.
É fato que há níveis de fé, mas também é fato que o atingir desses níveis e o vivê-los, passam pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus! (Rom. 10:17)
Se você assim fizer, provavelmente não terá mais diante de si nenhum tipo de atividade mais ou menos “espiritual”, secular ou religioso e sim aquilo que sai como uma direção da boca de Deus, te fazendo dessa maneira viver pela fé em quaisquer circunstâncias!
Que Deus os abençoe.


Marcão.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Escolhidos do Senhor





O Senhor fez o homem perfeito, santo, à Sua imagem, amou profundamente e proporcionou todos os meios possíveis para que a sua estadia no Éden fosse a melhor possível; no entanto, Adão e Eva não souberam retribuir o amor sublime do Criador, deixou-se corromper. O pecado entrou e destruiu a comunhão natural entre Deus e o homem. Davi afirma: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Sl 51:5) esta é a situação da humanidade.
Mas, o Senhor não desiste! Ele não desistiu do homem! Ele amou primeiro!
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor.” Ef 1.3,4
Nós os escolhidos do Senhor para amá-Lo e alegrá-Lo com a nossa vida, devemos depositar toda a esperança e confiança no Senhor Jesus, no qual temos os pecados purificados (“Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos”. Rm 4.7), vivemos para Ele por Ele. O Todo Poderoso afirma: “Sim, bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR!” (Sl 144.15), você meu irmão, é um bem-aventurado!
Conhecer e servir a Deus requer de nós uma vida responsável e comprometida com a Sua obra. São obrigações que enche o nosso coração de gozo ao desempenhá-las.
As perseguições sempre existirão, afinal, estamos lutando contra um inimigo eterno, cujo desejo é ver-nos derrotados. Mesmo com a liberdade de culto, direito constitucional, ainda somos afligidos por alguns, devido a nossa fé e esperança eterna. O Senhor Jesus alertou-nos dizendo:  “Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem.” (Lc 6.22). As afrontas não são motivos para deixar-nos abater, sim, motivos para glorificarmos a Deus pela oportunidade de sofrermos em Seu nome. Nos sabemos em quem temos crido!  “Aleluia! Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos!” (Sl 112.1).
A força dos escolhidos está no Senhor, nEle reside todas as nossas expectativas de vida (“Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados.” Sl 84.5); e são felizes, pois o desejo maior e satisfazer a vontade de Deus (“Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.” Mt 6.5). Todo este mover maravilhoso desperta no coração o desejo de estarmos juntos, em união com os irmãos (“Como são felizes aqueles que tu escolhes, aqueles que trazes para viverem no teu Templo! Nós ficaremos contentes com as coisas boas da tua casa, com as bênçãos do teu santo Templo...  Felizes são os que moram na tua casa, sempre cantando louvores a ti!” Sl 65.4; 84.4). É a união promovida pelo  sangue de Cristo, ela quebra as barreiras, sejam elas sociais ou raciais, ajuntando-nos num só feixe!
Os escolhidos são homens que sabem esperar no Senhor, não se deixam tomar pelas preocupações e ansiedades desta vida (“Felizes são aqueles que põem a sua esperança nele!” Is 30.18), e mesmo quando os horizontes se mostram negros, sem esperança, sabem alegrar-se no Senhor, pois confia em Seu amparo (“Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições.” Tg 1.2). Mesmo em meio aos problemas, não pecam contra o Pai (“Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.” Tg 1.12). Vigiam e esperam no Eterno (“Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes.” Lc 12.37). A perseverança contempla-nos com a vitória.
São irrepreensíveis no viver, exemplos no lar, homens dignos no desempenho de sua funções, sejam, profissionais, estudantis e sociais, que honram seus compromissos, que falam unicamente a verdade e permitem que Cristo seja visualizado em suas vidas (“Felizes são os que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus, o SENHOR!” Sl 119.1). Os atos demonstram um coração puro e sensível ao Espírito de Deus (“Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.” Mt 5.8), aptos a serem exemplo de santidade ao próximo (“Felizes são aqueles que vivem uma vida correta, aqueles que sempre fazem o que é certo!” Sl 106.3). A humildade e a bondade são testemunhadas por todos (“Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido... Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.” Mt 5.5,7). E o nome do Todo Poderoso é honrado.
Estas são as qualidades que devemos cultivar em nossa vida, afinal, somos homens chamados para a santidade; frutos do grande amor de Deus que se revelou no sacrifício de Cristo Jesus, que amou primeiro!

Oh graças!

Elias R. de Oliveira
 


Seja um escolhido do Senhor !
Muitos são chamados,poucos os escolhidos
.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Senhor é o Meu Pastor


FALTOU-LHES ALGO?
Davi expressa alegremente no Salmo 23 que " o Senhor é o meu Pastor; nada me faltará." Trata-se, em português, de duas sentenças, pois há 2 verbos que distinguem 2 ações. Uma está ligada à outra, e podemos até mesmo concluir que uma é conseqüência da outra: se o Senhor é meu pastor, então nada me faltará. Ou, nada me faltará, pois o Senhor é o meu Pastor.
Lembra-se quando Jesus mandou seus discípulos partirem, e nada levarem? Nem 2 túnicas, nem 2 bolsas, nem 2 alforjes, nem duas porções de alimentos, absolutamente nada. Sabemos que eles foram, fizeram o que tinham que fazer, voltaram, e a pergunta do Senhor foi: - faltou-lhes algo?
Antes de continuar, eu lhe peço refletir de uma forma geral - algo lhe falta? Algo de que realmente precisa? Claro que não me refiro a dificuldades temporárias, ou àquilo que certamente contribuirá para sua edificação, mas sim de algo imprescindível, necessário, que todo servo de Deus tem que ter, e você sabe que lhe falta.
A ovelha, na presença do Pastor, goza de proteção e saúde. Tem alimento, e descanso. Repousa tranqüila, e é levada a águas calmas. Quando é ferida, é curada; quando o lobo vem, é protegida; sente e recebe o carinho do Pastor. Para ela, o amanhã é um dia que não existe, e o ontem também já passou.
Falta-lhe algo? Sente-se mal? Sente-se desprotegido? Tem medo do amanhã? O ocorrido de ontem ainda lhe causa dissabores? Tudo acontece de errado?
A resposta a estas perguntas tem um vínculo com o seu Pastor: - quem é ele? Pense bem: Davi identificou um Pastor, e afirmou que nada lhe faltava!

A PORTA
No capítulo X de São João Jesus declara que Ele é a porta do curral das ovelhas, e da forma que Ele fala, esta porta corresponde ao acesso dos pastores ao curral das ovelhas (versículo 2). Aqueles que não entram por ela, são ladrões e salteadores, mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. Entenda: a ênfase não é "para as ovelhas" mas para o "pastor ter acesso às ovelhas". Mais: nesta porta há um porteiro, que reconhece o pastor, e abre a porta para ele. Se não for o pastor, a porta não será aberta. É impressionante ver Jesus aplicar a figura da porta a si mesmo: " Eu sou a porta" (versículo 6).

Observe que a porta tem duas funções importantes - ela admite, ou ela exclui. Ela é fechada após abrir-se para alguém que é bem vindo, e também é fechada para alguém que não é bem vindo, cuja companhia não é desejada. Lembra-se das 10 virgens? Havia uma porta, que de acordo com Mateus, 25:10 - foi fechada para todas elas. As cinco prudentes, permaneceram dentro, e as demais, sequer puderam atravessá-la.
Jesus é a Porta, e quando entramos nela, encontramos salvação. É somente através desta porta, que temos acesso ao Pai. A figura desta porta faz um paralelo com a porta estreita, e com o caminho apertado, de Mateus, 7:13,14. Nós não temos possibilidade de alargar a porta, ou tornar mais espaçoso o caminho - temos que andar por ele.
Muitas coisas têm impedido os homens de encontrar esta Porta - vícios, pecados, bebidas, gênio perverso, religiosos, demônios... Mas Jesus continua sendo a porta para todos aqueles outrora excluídos por todas estas coisas.
Um pastor, chamado Campbell Morgan, ilustra freqüentemente a figura da porta, utilizando um fato ocorrido quando foi visitar o Velho Oeste americano com um teólogo, Dr. George Smith. Ao observar um grande muro, com uma única passagem, este perguntara a um pastor que estava próximo do lugar - aquele é o curral das ovelhas?
- Sim, respondeu. - Eu vejo apenas um caminho para lá! - Sim, e ali está a porta, falou o pastor apontando para uma única passagem no meio do muro. - Mas eu não vejo a porta, disse o pastor. - Oh! Eu sou a porta, respondeu mais uma vez o pastor. Eu durmo atravessado naquele portão.
O teólogo intrigou-se e perguntou ao pastor o que o fazia considerar-se a porta do curral das ovelhas. - Ora, quando as ovelhas entram no curral, eu me deito na entrada, e nenhuma delas poderá sair, sem passar por cima do meu corpo. Da mesma forma, nenhum lobo poderá entrar lá, sem passar por cima do meu corpo também.
E não é somente o lobo que busca matar as ovelhas. Davi disse ter matado com suas próprias mãos o leão, e o urso, que ousaram atacar as ovelhas de seu rebanho. Não tenha dúvidas, se você tem um bom pastor, ele dará a vida por você, e é impossível que a ovelha seja atacada, sem ter matado primeiro o pastor.
Você pode entender porque Jesus disse que é a Porta? Você não poderá sair e perder-se, sem passar por cima d'Ele, e ninguém poderá vir atacá-lo, sem passar também por Ele!
Que riqueza espiritual nos traz esta ilustração! No capítulo 17 de São João, Jesus disse que não perdeu "nenhum daqueles que me deste".
Sendo a Porta, o próprio Jesus preserva e protege suas ovelhas, e elas podem entrar e sair, e encontrar pastagens. Entrar e sair! Entrar pela porta é encontrar a salvação, e sustento. Entrar e sair é uma expressão freqüentemente utilizada na Bíblia para designar "uso livre da casa", de onde alguém vem ou vai sem cerimônia alguma, porque pertence à família da casa, é conhecido de todos, e abriga-se naquele lugar. Em Deuteronômio 28:6 está escrito - Bendito serás ao entrares, bendito serás ao saíres! Porque a casa é sua, você faz parte dela! Entrar significa a liberdade de satisfazer a necessidade de repouso e de segurança. Sair sugere a liberdade de satisfazer a necessidade de sair, de ser livre, de buscar alimentos, de buscar pastagens.
Se Jesus é a porta, de que lado você se encontra? Do lado de dentro ou do lado de fora? Você está inserido no projeto de Deus, ou encontra-se só? Você está com Cristo, ou sem Cristo? Está salvo, ou está perdido?

QUEM É O PORTEIRO?
Embora a Porta seja realmente o principal personagem do capítulo X de São João, o porteiro também ocupa seu espaço e tem sua importância. Pode ser o homem ou a mulher. Quando Pedro se esquivava das perguntas que lhe associavam com Jesus, no tempo que antecedeu a crucifixão, foi a porteira quem perguntou se ele não estava com os demais discípulos. Quem será o guardião da porta? João Batista pode ser considerado o porteiro, que antecedeu Jesus, e preparou-Lhe o caminho.
Você pode ser o porteiro, ao anunciar Jesus para uma pessoa. E poderá também fechar a porta a uma pessoa, não testemunhando ou deixando de anunciar!
Meu amigo, Jesus é o bom Pastor, e Ele diz "minhas ovelhas". Observe o pronome possessivo! Ele diz ainda: - tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco - pode estar se referindo exatamente a você! Este " tenho" é um verbo possessivo, e quer dizer que as ovelhas são d'Ele!.
Ele diz - " Eu conheço minhas ovelhas, e sou conhecido delas". Pastores das montanhas e seus cachorros distinguem uma ovelha entre muitas, mas se você é do Senhor, significa dizer que Ele sabe quem você é, conhece seu endereço, visita sua casa, conhece o trajeto de seu trabalho - Ele te conhece! Este conhecimento é mútuo, e a expressão designa uma comunhão profunda entre ambos - Pastor e ovelha. Este conhecer não significa de forma alguma distinguir entre uma pessoa e outra - trata-se de saber os defeitos, conhecer os gostos, os sabores, o temperamento!
O Pastor lidera as ovelhas, e elas o seguem. Não é como seu cachorro, que se adianta quando você o leva a passear. Corre à sua frente e desaparece na esquina, ou escapa de seu portão sempre que o abre. A ovelha anda atrás do Pastor, e caminha em seus passos.
O Pastor vem para dar vida abundante às ovelhas, e também para dar a sua vida por elas.

PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM
É exatamente por isso que Davi usa uma linguagem bastante familiar no Salmo 23, quando diz que "o Senhor é o meu Pastor".
Mas será que eu li direito minha Bíblia? "Preparas uma mesa perante mim, na presença de meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, meu cálice transborda"!
A mesa é o lugar de intimidade de nossa casa. Nela nos sentamos, reunimos a família, nos alimentamos, conversamos com nossos filhos. Quando gostamos muito de alguém, nós convidamos esta pessoa para nossa casa e a levamos a este lugar de intimidade, que é a nossa mesa. Nós nos alegramos em servi-la, em proporcionar prazer e conforto a ela, a compartilhar com ela o que temos de melhor, a fazê-la sentir-se à vontade em nossa casa.
"Preparas uma mesa perante mim"! Davi está falando que o Senhor prepara uma mesa perante mim, que me convida para este lugar de intimidade, que me serve refeição, que me posiciona em lugar de honra na frente de meus adversários? Estou entendendo direito isso?
Irmãos - somente se leva à sua mesa alguém que lhe seja muito especial! Só se convida alguém para um banquete, se esta pessoa é bastante conhecida! E mais: quem convida, em geral é a pessoa que serve à mesa. E esta pessoa não vai trazer uma comida qualquer, mas algo que lhe agrade.
UAU! Então, se eu me apropriar desta palavra descrita no Salmo 23, eu sou conhecido d'Ele! E Ele me põe à Sua mesa! E unge a minha cabeça enquanto eu me alimento! E faz tudo isso na presença de meus inimigos!
Justamente os meus inimigos, que esperavam que Deus me desprezasse e me destruísse por causa de meus fracassos, ficam agora em estado de choque me observando cear naquela mesa preparada pelo meu Senhor! Eles pensavam que eu estava acabado, mas agora vêm o Senhor me confortando e me alimentando!
Quem são estes inimigos, e como posso saber que realmente tenho me sentado nesta mesa, e como posso saber que o Senhor tem ungido minha cabeça? As circunstâncias muitas vezes não têm mostrado isso - tenho sentido dores, coisas ruins acontecem comigo, meus parentes adoecem, eu fico muito nervoso com minha esposa e com meus filhos em casa, ou meu emprego tem sido ameaçado, ou não tenho conseguido pagar as minhas contas... Ao que parece, meus inimigos zombam de mim, ao invés de se espantarem comigo na mesa do Senhor!

NA PRESENÇA DE MEUS INIMIGOS
Meu irmão, a mesa é preparada para você, sim, e não é somente nos dias de vitória, mas também nos instantes de fracasso, porque todos os nossos pecados e todas as nossas transgressões estão sob o manto do sangue de Cristo! Se você está em Cristo, há uma só sentença declarada na Palavra de Deus a seu respeito: nova criatura é, todas as coisas velhas se passaram, e eis que tudo se fez novo! Lembra-se quando esteve desempregado, e quanta preocupação isto lhe causou? E agora? Ainda continua preocupado, ou o Senhor já lhe concedeu um novo emprego? E aquela pessoa doente, por quem você pediu oração, já foi curada, ou o mal ainda continua lhe preocupando?
Você não sente alegria do Senhor? O que lhe falta?
Por mais frágil que seja o pecador, Jesus lhe garante vida eterna. Por mais "joelho tremente" que seja uma pessoa, Jesus lhe proporciona paz e segurança! Na presença dos seus inimigos! Alguém vem e tenta lhe puxar o tapete, sorrateira e traiçoeiramente, mas você não caiu, e permanece de pé! Você está se alimentando na mesa do Senhor, meu caro, na presença de seus inimigos!
Mas, Pastor, eu cometo pecados e logo me envergonho, e tento me esconder de Deus, do mesmo jeito que fez Adão, e me pergunto como é que eu posso ser tão corrupto!
Eu lhe asseguro, meu irmão, que ainda assim, o Senhor te faz assentar-se à mesa e isto na presença de seus inimigos...

O QUE O MUNDO LHE TIROU, O PAI LHE DEVOLVE NOVAMENTE!
Eu tenho para mim que o mundo vai lhe tirar tudo e despojá-lo de todos os seus bens. O diabo veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para dar vida, e vida em abundância. Não penso que o diabo nos devolve o que ele tira, mas nosso Pai, este sim, nos restaura em tudo. O filho pródigo teve receio de regressar à casa de seu pai, e resignou-se em fazê-lo na condição de um simples trabalhador assalariado, disposto a trabalhar para ele e com isso obter o sustento, a proteção, o alimento, e tudo aquilo que a ovelha recebe de seu pastor. A mesa que o diabo lhe preparara era um verdadeiro chiqueiro, onde os porcos comiam. Mas não foi assim com seu pai! A palavra recebida de seu pai foi de restauração completa, de devolução de tudo o que o mundo lhe tinha tirado - roupas, túnica, anel, sandálias, bezerro cevado, e tudo mais! Colocou seu filho de novo à sua mesa, na presença de todos, e restaurou-lhe o lugar de filho!
Pr Mário Martins Rocha

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

'O viver é cristo e o morrer é lucro'

Filipenses 01: 20-21


INTRODUÇÃO:
    Amados irmãos no SENHOR Jesus Cristo, prezados ouvintes!
A escola é um dos lugares onde a palavra excelente soa muitas vezes melhor nos ouvidos dos alunos como um Oscar para um diretor de um filme. As provas são recebidas por muitos alunos, com a expectativa de lá em cima no canto da folha estar escrito um E. (E) de (Excelente) Sinceramente, nem todos alunos no seu período escolar recebem um E, outros, porém, nem se lembram muito de haver recebido um E, devido a freqüência com a qual o recebe por várias vezes no seu percurso escolar. Geralmente em muitas classes há até uma certa competição entre os alunos para ver quem ganha um E! Àquele que receber um E em sua prova ganha merendas extras dos colegas interesseiros e por sua vez, a admiração das meninas ou dos meninos da classe. Sem dúvida, isto muitas vezes é um alvo. Sempre imaginamos uma vida excelente através de posição, de riqueza, de poder e sabedoria. Mas o sábio Salomão, possuiu todas estas quatro coisas e declara no livro de Eclesiastes 12:13, o seguinte: “De tudo o que se tem ouvido a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem”. O resumo da vida para Salomão, por mais impressionante que seja, não é riqueza, não é sabedoria e nem poder, é temer a Deus como dever de todos que estão sobre a face da terra. Agora, irmãos, vamos olhar por uma lente chamada Paulo, e o que ele apresenta como uma excelência do viver em Cristo. Ele, Paulo, que na matéria da vida com Cristo recebe um (E) de discípulo Excelente. Juntamente com Paulo veremos que alguns conceitos errados serão aniquilados de nossas vidas, para dar lugar a convicção bíblica de uma vida sobre modo grandiosa e excelente com Cristo, a esta vida, a este modo de viver nós podemos chamar, seguramente de:

TEMA:
A EXCELÊNCIA DO VIVER EM CRISTO!

Esta excelência do viver em Cristo é percebida claramente na vida do crente da seguinte maneira:

I-     EM O CRENTE ENGRANDECER A CRISTO NO PRÓPRIO CORPO!
II-   EM  O  CRENTE  TER  UMA  REAL  PERSPECTIVA  DE  VIDA NO
     PRESENTE E NO FUTURO!
I-     EM O CRENTE ENGRANDECER A CRISTO NO PRÓPRIO CORPO!     
Irmãos, se nós merecemos o nome de cristão, de seguidores de Cristo; Paulo o merece muito mais do que qualquer um de nós, crente, ao redor do mundo. Engrandecer a Cristo no próprio corpo não é tarefa muito fácil para muitos cristãos. Na realidade, não é tarefa fácil para nenhum cristão. Conquanto, é preciso que assim seja; é preciso o crente engrandecer a Cristo no próprio corpo. O apóstolo Paulo tinha em sua vida total autoridade para falar desta maneira. Pois em seu próprio corpo, Paulo trazia as marcas do Evangelho de Cristo. A situação de Paulo era que ele estava na prisão. Nos versículos 12-14 deste capítulo Paulo diz: "Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as cousas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do Evangelho; de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus". A prisão não é um local muito apropriado para engrandecer uma outra pessoa, para pensar-se primeiro em um outro e não em si mesmo. Mas, assim é que o apóstolo Paulo agia, mesmo preso ele não parava de falar, de anunciar o evangelho de Cristo e desta maneira devemos agir nós também. Você, irmão, como tem engrandecido a Cristo em sua vida? Todos os soldados que guardavam a Paulo na prisão ouviram de Cristo e presenciaram uma vida de muita autenticidade cristã. Portanto, desta maneira e de tantas outras Paulo engrandece a Cristo. Engrandecer a Cristo deve ser uma atitude de demonstração de amor por parte do cristão pelo que Cristo fez em seu favor na cruz do calvário. Prestemos bastante atenção nas palavras do apóstolo Paulo no versículo 20: “...será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte”. Cristo tornou-se o que somos, para fazer de nós o que Ele é! Em nosso corpo Cristo tem que ser mostrado ao mundo por meio de uma glória aparente! Isto significa que devemos engrandecer a Cristo em nosso corpo de uma maneira que todos possam perceber que somos dEle. Uma glória aparente não pode ser ofuscada, manchada e escondida pelos nossos pecados medonhos e permanentes – Segundo o apóstolo Paulo Jesus Cristo seria glorificado através do seu corpo em vida. Nós o engrandecemos quando, Sua vida está presente em nossas atitudes e palavras, e se torna permanente porque o que fazemos em vida ecoa na eternidade. É tão séria esta afirmação de Paulo que nos provoca reflexões sobre nosso testemunho diário , pois, para Jesus ser engrandecido em minha vida, eu devo refleti-lo, para que vendo os que me rodeiam, o glorifiquem. A glória de Cristo deve não somente aparecer à vista dos homens, mas também deve ser permanente, eterna. O julgamento de Deus encontra a justiça da glória do filho em nós, e somos por ela absolvidos. Uma glória regente e suficiente -  Esta glória que em nós opera vida, deve reger não só o aspecto espiritual de nosso ser, mas o homem por completo.  A glória de Cristo evidencia quão excelente é a sua vida em nós. Além de nortear nossos desejos, intenções e motivações,  ela também independe do que quer que seja. A glória de Cristo em nós é suficiente. Não precisamos de complementos para que Cristo seja engrandecido em nossos corpos vivos ou mortos. Irmãos, o fato de nos tornarmos habitação de Deus após a conversão, faz de nós milagres ambulantes. E não somente isto, mas a glória de Jesus Cristo se manifesta em nosso corpo, com o fim de que outros sejam contagiados pelo Seu poder, sua graça e seu amor. Esta convicção muda o rumo da administração da nossa liberdade religiosa, pois em nosso agir podemos não refletir esta glória que em nós habita.


II-      EM O CRENTE TER UMA NOVA PERSPECTIVA DE VIDA NO
        PRESENTE E NO FUTURO!
Irmãos, se olharmos ao nosso redor perceberemos que há muitas pessoas sem muita perspectiva de vida. Não é sem motivo que muitos acabam por suicidarem-se. São desesperos que afligem as suas almas de tal maneira que não vêem mais saída alguma. Porém, para o crente de maneira nenhuma pode ser assim. Pois para o crente sempre tem uma nova perspectiva de vida, tanto no agora quanto no porvir. Visto que, para o crente Paulo isto era uma realidade, como ele mesmo registra. Vejamos o versículo 21:"Porquanto para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro". Que confissão linda esta do apóstolo Paulo, não é mesmo, irmãos? Podemos entendê-la ainda melhor nas palavras do hino do compositor Will L. Thompson: "Cristo é o mundo inteiro para mim, Minha vida, minha alegria, enfim, Minha força de dia em dia; Sem Ele certamente eu cairia. Quando estou triste eu o procuro, Pois nenhum outro me faz tão seguro; Quando estou triste Ele me reanima: Pois é o meu Amigo lá de cima".
Quando Paulo diz: "Porquanto para mim o viver é Cristo,..." ele  demonstra por estas palavras que Cristo inunda todo o seu ser. Todas as ações de Paulo têm que ver com o seu constante adorar e agradar a Cristo. Paulo, deste jeito, mostra para todos nós que Cristo é o centro de sua vida e que para ele Cristo é sempre o mais importante. O apóstolo Paulo nos deixa claro a situação em que Ele estava inserido: Prisioneiro de Roma, esperando uma sentença. Mesmo assim ele expressa que Cristo é a razão e a explicação de sua vida. Buscamos preencher o vazio de nossas vidas com projetos, sonhos, viagens, dinheiro, trabalho... mas Paulo coloca em evidência que o filtro para se chegar as demais coisas é Jesus.  Milhares de pessoas se convertem diariamente e desses, muitos abandonam a fé em menos de 6 meses – Porquê? Porque não entenderam que o viver é Cristo. Deram atenção a outras coisas. A síndrome do jovem rico está hoje presente em nossas Igrejas,  pessoas que se aproximam cheias de boa intenção quanto à vida eterna, mas a resolução de viver Cristo é vencida pelas riquezas, poder, prazeres carnais e sabedoria humana, vã para Deus. Prestem bem atenção, irmãos, nestas palavras de Cristo: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9:61).
 Quando Paulo usa a expressão:"...e o morrer é lucro" ele aponta para um futuro notável e eterno com Cristo, o qual, todos nós crentes devemos sempre almejar em nossa vida. Pois o morrer fisicamente significa lucro para Paulo. Significa que ele estará seguro realmente com Cristo. Para Paulo o morrer em Cristo é o lucro de uma vida dedicada exclusivamente a Ele, é o lucro para o cristão que tem vivido dia e noite uma vida aos pés de Cristo. A excelência da Vida em Cristo nos prepara para o que não conhecemos. Se vivemos em Cristo, logo o nosso maior projeto será nos encontrarmos com Ele. Vários filmes sobre a 2ª Guerra mundial e a guerra do Vietnã, mostravam que os soldados viviam o presente terrível da guerra, sob a condição do sonho de voltarem para suas famílias. Enquanto a morte interrompia esta motivação da luta no presente, para os soldados, todos os que vivem em Cristo, obtém justamente esta bênção no momento mais trágico de nossas vidas – a morte. Logo, enquanto a morte para muitos é o fim, nós a enxergamos como o início do desfrutar de um sonho, que começou no dia em que conhecemos a Jesus. Desde de que Ele se tornou a razão mais sublime de nosso viver.


CONCLUSÃO:
Irmãos, a vida em Cristo é excelente porque nos torna vasos de sua glória. Projeta-se através do nosso agir, uma glória aparente e permanente, isto é que glorifica não só aqui mas na eternidade, e ainda uma glória que rege as nossas vidas e completa tudo o que falta em nós. Este viver em Cristo tem uma dupla perspectiva – O viver é Cristo e o morrer é lucro. Vivam, irmãos, unicamente com Cristo, em Cristo e por Cristo. Pois só assim vocês poderão ser salvos.
AMÉM!!!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

quando começar um relacionamento ?

Por ser um dos temas mais visualizados e bem procurado pelos jovens,colocarei mais assunto sobre namoro..

Hoje em dia é a maior dúvida entre os jovens e adolescentes evangélicos, como aguentar os hormônios a flor da pele é uma batalha para cada um, principalmente em um namoro, onde desejos sexuais sempre existem, mas precisam ser confrontados. Vou colocar aqui alguns critérios que o jovem deve seguir quando começar um relacionamento. Vale ressaltar que namoro não pode começar do nada, tem que haver sentimento um com o outro (é claro) e muita oração, pra saber se Deus aprova seu relacionamento ou não, se você crescerá espiritualmente junto com sua parceira ou não, porque é necessário ter um crescimento em Deus da parte dos dois no namoro. Eis os critérios:
1º Esta pessoa deve ter o mesmo ministério que você, ou no mínimo apoiar de perto o seu ministério.

Se você deseja ser missionário(a) deseja ir pregar em outros países e se ajuntar com alguém que odeia missões não se case com esta pessoa, Deus irá preparar uma pessoa que se encaixe no seu ministério, ou então terá problemas sérios.
Se você é uma pessoa que não deseja ter um ministério também não se ajunte com alguém que o tenha, porque caso se ajunte com um missionário(a) por exemplo e odeie missões, já saiba que vai ter que passar a amar missões porque vai ter que acompanhar a pessoa por todos os lados, lembre-se disto, não foi esta pessoa que escolheu um chamado, foi Deus quem escolheu e você não poderá impedir isto se não se verá com Deus, então veja bem isto. Tenho amigos que tinha um ministério de pregar, e até hoje suas esposas não acompanham eles para lugar nenhum porque não gosta de nada do gênero, ou seja, escolheu a pessoa errada para se casar e hoje vivem lamentando aos meus ouvidos que esta sentindo solidão e tristeza, outros pensam até em divorcio.

2º Você deve estar realmente gostando desta pessoa e certificar que esta pessoa também realmente gosta de você

Não namore só para dizer que tem um companheiro(a), não namore só porque sente solidão, namore porque gosta desta pessoa e porque ela gosta de você, não force um namoro, isto sempre acaba em sofrimento para ambos os lados. Certifique que o que sente não é apenas carência, você precisa ter responsabilidade quando vai assumir um relacionamento para que ambos não saiam feridos sentimentalmente.

3º Deve haver oração de ambas as partes

Tenha um dialogo com seu futuro parceiro(a) peça para que ambos orem por um tempo para certificar se é do desejo de Deus o relacionamento, e lembre-se que se o parceiro negar a fazer isto já pode fugir deste relacionamento que vai dar tudo errado, tudo que começa errado termina errado.

4º Fuja de abraços e beijos antes do inicio do namoro

Alguém que realmente esteja interessado em você não vai ficar pedindo beijos fugindo de um relacionamento serio, se realmente a pessoa gostar de você vai querer assumir algo serio, ou então você poderá correr o risco de ser usada(o) apenas para satisfazer desejos carnais e passado uns dias sofrer uma dura decepção. Nós jamais saberemos a intenção do parceiro, e o único que sabe é somente Deus, portanto fuja dos desejos da carne, vamos ver o que a bíblia fala a respeito da carne?
Romanos 8:6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; 8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Como então fazer de um relacionamento algo vindo de Deus se o mesmo não esta agradando a Deus?

5º O seu companheiro(a) não pode ser alguém fora da igreja ou desviado dos caminhos do senhor.

A biblia é contra namoro com pessoas do mundo, vamos ver o que a biblia fala a respeito?
IIcorintios6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? 15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei;
Se o parceiro não estiver na igreja fuja desta paixão pois será para sua perdição.

Estes são os cinco princípios para saber se é um namoro de Deus, no demais , não se há o que fazer a não ser esperar a resposta de Deus para sua vida, lembrando que você não deverá jamais procurar profecias, pois as mesmas já estragaram muitos casamentos, a resposta tem que ser dentro de seu coração. Mas se o principio de seu namoro esta dentro destes cinco princípios citados neste estudo já é mais de meio caminho andado, pois o restante você só saberá namorando.

Se a pessoa condiz com seu ministério, ambos se gostam,a pessoa que você gosta é alguém que vive a palavra e esta nos caminhos do senhor, e se ele jamais se negou a orar com você, e você sente paz no seu coração com relação a este namoro, então assuma um compromisso sério, pois para isto foi feito o namoro, foi feito para se conhecer. No demais só Deus poderá tirar as suas devidas duvidas.

Fonte: Conselhos do Céu


veja também  : http://www.estudosdabiblia.net/d117.htm

Deus abençõe.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Contente em qualquer situação

"Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais,
renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual já tínheis antes,
mas vos faltava oportunidade.
Digo isto, não por causa da pobreza,
porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
Tanto sei estar humilhado como também ser honrado;
de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência,
tanto de fartura como de fome;
assim de abundância como de escassez;
tudo posso naquele que me fortalece". (Filipenses 4.10-13) 

    Ele estava preso.
    Pesava sobre sua cabeça uma sentença de morte.
    Estava passando necessidades; talvez, até fome.
    Ainda assim, declara estar CONTENTE!

   
Qual era o seu segredo?
    Como viver contente em toda e qualquer situação?
     Podemos descobrir, analisando suas declarações:

1. APRENDI...    A primeira lição que podemos tirar é que este estado de espírito não vem por acaso; é o resultado de um longo aprendizado.
     Enquanto a maioria das pessoas aprendem a se tornarem "fechadas", desconfiadas e entristecidas com as amargas experiências da vida, o Apóstolo Paulo, com estas mesmas experiências, comuns a todos nós, aprendeu o segredo do viver contente.
     Ele considerava cada experiência, boa ou ruim, uma excelente oportunidade para aprender a viver.
     Será que é isto que nos falta, uma "atitude de aluno", positiva, diante das dificuldades e dos sofrimentos?

2. A VIVER CONTENTE...     Dando uma olhadinha mais profunda no texto bíblico, descobrimos que a palavra traduzida como "contente" neste texto bíblico é a palavra grega autarkes ou autokratés, de onde vieram também as nossas palavras Autarquia e Autocrata.
     Autarquia significa: Governo autônomo. Administração autônoma que procede sem interferência do poder central; autonomia.
     Autocrata significa: Soberano absoluto e independente.
     O que será que o Apóstolo Paulo queria dizer, ao usar esta palavra, que estava rindo à toa em meio às tempestades? Não! É claro que o sofrimento incomoda.
      O que o Apóstolo Paulo estava dizendo é  que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando. É como se dissesse: Aprendi a manter o controle...
      Esta é a segunda lição que podemos tirar deste texto bíblico.
      E quanto a nós, já aprendemos isto?

3. EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO.    A terceira lição que podemos tirar deste texto é esta: É preciso aprender a manter a serenidade em toda e qualquer situação.
    Na hora da humilhação ou da exaltação.
    Na hora da fartura ou da fome.
    Na hora da abundância ou da escassez.
    A maioria de nós não sabe administrar nem uma situação nem outra.
   Quando estamos "por baixo", xingamos, reclamamos, sofremos, enchemos o coração de ódio e mágoa. Quando estamos "por cima", esbanjamos e humilhamos quem está "por baixo".
     Muitos não são honrados por Deus, porque não teriam o mínimo controle numa situação de fartura e abundância.
     Isto aplica-se a nós? 

3. TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.     Provavelmente você já tenha ouvido este verso bíblico. 
     As aplicações mais comum são essas:
     Tudo posso TER, FAZER, ADQUIRIR, CONQUISTAR, PROSPERAR naquele que me fortalece.
      Bem, não é nada disto!
      O que o Apóstolo disse foi: Tudo posso ADMINISTRAR naquele que me fortalece.
      Ele APRENDEU, porque Cristo o fortalecia.
      A VIVER CONTENTE, porque Cristo o fortalecia.
      EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, porque Cristo o fortalecia.
      Em nenhum momento o Apóstolo pretendeu nos ensinar alguma nova filosofia de vida ou uma oração mágica que forçasse as janelas do céu a se abrirem sobre nós.
      Ele tão-somente estava relatando que chegou à maturidade da fé, que lhe dava o controle da situação - fosse ela qual fosse - porque Jesus Cristo o fortalecia.

CONCLUSÃO:
       O cristão, como qualquer outro ser humano, pode passar por diversas experiências na vida, da fome à fartura; da humilhação à honra; da escassez à abundância.
       Mas, é possível aprender a manter a serenidade em qualquer situação.
       No entanto, a plenitude deste aprendizado só é possível para aqueles que buscam força em Jesus Cristo. Somente aqueles que estão ligados em Cristo e dispostos a aprender poderão um dia repetir com honestidade as palavras do Apóstolo:
APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO!



SEJA UM JOVEM CONTENTE,EM QUALQUER SITUAÇÃO.



Autor: Pr Franco