terça-feira, 26 de março de 2013

Namoro a distância ?




Para facilitar o tema, gostaria de explicar o meu ponto de vista a respeito de relacionamentos afetivos, que seriam 3 etapas no caso:

- Namoro (Conhecer a pessoa para saber se quer casar com ela.)
- Noivado (Preparar para o casamento, pois tem certeza que quer mesmo esta pessoa.)
- Casamento (Ate que a morte os separe.)

Vivemos em uma época muito privilegiada. Antigamente as pessoas conheciam e se relacionavam apenas com o circulo de relacionamento em que estiveram durante toda a sua vida, a não ser que acontece-se de fato uma mudança geográfica por motivos de trabalho. Relacionamentos a longa distancia aconteciam apenas quando as pessoas se conheciam durante as ferias ou em ocasiões especiais! Naquela época, alguns destes relacionamentos deram certo, e se você pensa que namorar a distancia é difícil hoje em dia, imagine como era então: Não existia e-mail, não existia msn, não existia skype e muito menos webcam! A comunicação era feita através de cartas, e de vez em quando por telefone, pois era muito caro ligar. Se hoje alguns sofrem por ficarem 1 dia sem receber e-mail, imaginem esperar 1 mês para receber uma carta!

De fato hoje em dia ficou muito mais fácil namorar a distancia e eu acredito que um relacionamento assim pode funcionar, desde que ambos tenham amor, dedicação e um plano. Mas quero fazer uma pergunta crucial para aqueles que pensam em namorar alguém que mora longe:

Por que você quer namorar esta pessoa, e não uma que more mais perto de você?

A resposta é simples: Pois esta pessoa é mais interessante e eu gosto mais dela do que as pessoas que moram perto de mim. Tendo em vista que você quer alguém para estar do seu lado por toda a vida, melhor escolher bem e pagar o preço. Melhor sofrer um pouco com a distância do que sofrer anos em um casamento infeliz. Se é que de fato você ama mesmo esta pessoa que vive longe, ou se isto tudo é apenas uma paixão momentânea. Vamos avaliar agora os pros e os contras:

Os pontos fracos do namoro a distância:
- Falta de relação afetiva.
- Não poder conhecer as reações da pessoa no dia-a-dia.
- Ter que adaptar horários para conversar online.
- Perder alguns eventos sociais para estar em frente ao computador.

Os pontos fortes do namoro a distância:
- Poder construir um relacionamento que não seja apenas físico.
- Avaliar se o amor é real, através dos desafios.
- Sonharem juntos e planejarem os encontros pessoais.
- Serem criativos para se surpreenderem, mesmo a distancia.

Conheço vários casais que conseguiram superar a crise da distância. Então se vocês decidirem encarar o desafio, ficam algumas dicas:

1 - Façam um plano!
Vocês só vão conseguir superar a distância se tiverem planos de se encontrarem algumas vezes, e um plano para casar. Sem isto, vocês começam a desanimar, pois o relacionamento perde todo o sentido. Conversem a respeito de projeto de vida, e se estão realmente dispostos a abrirem mão de alguns detalhes para estarem juntos. Se não estiverem, melhor não começar o namoro.

2 - Estabeleçam os parâmetros e limites no relacionamento.
Quantas vezes por semana vão conversar e em que horários? Como vão tratar com amizades do sexo oposto? Como evitar o ciúmes e ao mesmo tempo evitar que pessoas má intencionadas se aproximem? Tudo isto precisa ser conversado antes de começar o namoro.

3 - Compartilhem de hobbies juntos!
Vocês vão precisar de assuntos para conversar. Filmes, seriados, esporte, jogar alguma coisa online, etc. Estas coisas vão deixar o relacionamento mais divertido. Quando faltar assunto, lembrem-se que pessoalmente também falta assunto de vez em quando.

4 - Surpreendam o parceiro!
Envie cartas, cartoes, flores, presentes! Edite um vídeo e coloque no youtube, escreva uma música, vá além do convencional. Mas sem exageros claro, para não parecer um maníaco perseguidor.

5 - Não procurem um substituto temporário.
Em outras palavras, no dia de carência afetiva não saia por ai com outra pessoa, pois a traição vai trazer conseqüências e pode mudar a sua conduta mesmo dentro de um casamento. Se começar mal, pode terminar mal, então se tiver um amigo mal intencionado, bloqueie no msn e evite conversas desnecessárias, para o bem de seu namoro.

6 - Não escute comentários negativos das pessoas.
90% das pessoas vão te dizer que não dá certo, que a pessoa já esta te traindo, dentro de outros comentários... Tenha personalidade, faça o que você acha melhor com a sua vida e não esquente com as brincadeirinhas de mal gosto. Confie em seu parceiro, Sem confiança, qualquer coisa vai ser motivo para ciúmes.

O seu relacionamento pode dar certo? Pode sim! Mas apenas comece se esta pessoa realmente for tão especial assim para você. Pague um preço por 1 ou 2 anos e seja feliz durante o resto de sua vida com ela! Se não quiser arriscar, encontre alguém ai em sua cidade.

Por Pastor André Queiroz

quarta-feira, 20 de março de 2013

Pureza e Propósito no Namoro




Querer namorar é natural na vida dos solteiros. Durante os séculos recentes, a prática do namoro para conhecer e escolher um parceiro para o casamento se tornou comum na nossa sociedade. Podemos nos admirar ao notar que a Bíblia fala muito pouco a respeito do namoro, mas precisamos lembrar que o namoro não era a maneira comum de caminhar para o casamento na época bíblica. Os pais freqüentemente arranjaram os casamentos dos filhos, como ainda é o costume em muitas culturas. O amor romântico e as emoções da paixão não eram destacados como são hoje.
Algumas pessoas citam a falta de orientação específica nas Escrituras para justificar a aceitação dos padrões do mundo em relação ao namoro. Até jovens que se dizem cristãos, às vezes, começam a namorar sem pensar nos princípios bíblicos que devem governar o seu comportamento. Despreparados, facilmente caem nas ciladas que o Diabo armou. Alguns cometem imoralidade, enquanto outros namoram de olhos fechados e escolhem mal os seus parceiros. Em ambos os casos, as conseqüências podem ser desastrosas.
Embora a Bíblia não apresente uma lista de regras para o namoro, encontramos nas suas páginas muitos princípios que podemos e devemos seguir para ter namoros puros que caminhem para casamentos bons e felizes.

Fatos e princípios importantes

Trate a sua namorada como se fosse sua irmã. O homem cristão deve tratar "às moças, como a irmãs, com toda a pureza" (1 Timóteo 5:2). Tal atitude certamente se aplica ao namoro. A sua namorada não é um objeto feito para seu prazer, e sim uma pessoa feita à imagem de Deus. Respeite-a.

Evite o egoísmo, pois é pecado (2 Timóteo 3:2). Muitas pessoas namoram e até se casam por motivos egoístas. O amor verdadeiro "não procura os seus interesses" (1 Coríntios 13:5), e sim procura o bem-estar do amado. O amor de Jesus para a igreja não é egoísta. Ele se sacrificou por ela, e pede a mesma coisa do homem em relação à esposa (Efésios 5:25-33). Este amor puro e verdadeiro deve começar no namoro.

Estimule o amor e as boas obras (Hebreus 10:24). Os dois devem crescer no namoro, um ajudando ao outro a realizar seu potencial, especialmente no sentido espiritual. Um namoro que ocupa todo o tempo livre da pessoa, e que dificulta o seu serviço a outros, não ajuda o desenvolvimento pessoal.

Seja criterioso (Tito 2:6). Diz-se que o amor é cego, mas que o casamento abre os olhos! Deve se namorar com os olhos abertos, observando o comportamento e o caráter da outra pessoa. Ele a traiu durante o namoro? Será que se mostrará fiel no casamento? Ela mente aos outros? Será que sempre lhe dirá a verdade? Ele é explosivo e fisicamente violento agora? Acha que vai controlar esses impulsos depois de se casar? Em muitas conversas com casais que enfrentam problemas no casamento, eu pergunto se as atitudes erradas se apresentaram no namoro. Na maioria dos casos, a resposta é sim. Mas, quase sempre, acrescenta-se um fato: "Mas eu não me incomodava com aquilo, porque eu estava apaixonado e queria casar". Precisa-se namorar de olhos abertos!

Evite pecados de sensualidade. A sociedade decadente atual perverte muito o sentido do namoro. Programas de televisão fazem concursos de beijos sensuais. O "Dia dos Namorados" é conhecido por aumentos de vendas de lingerie e propaganda de motéis. Para muitos, a prática sensual de "ficar" vem antes de conhecer o nome da pessoa, e sem nenhum compromisso pessoal. Em muitas escolas, relações sexuais ilícitas são consideradas normais, e até incentivadas pelas conversas entre alunos e professores. A vontade de Deus é outra. Independente das atitudes liberais da sociedade, Deus considera errada qualquer relação sexual fora do casamento. Relações íntimas fazem parte do casamento conforme o plano de Deus, porém "Deus julgará os impuros e adúlteros" (Hebreus 13:4). O servo de Deus precisa fugir da impureza, porque a imoralidade é pecado contra o próprio corpo, que é o santuário do Espírito Santo (1 Coríntios 6:18-20; veja também Gálatas 5:16,19; 1 Coríntios 7:9).
Não é só o ato sexual em si que é pecaminoso. Devemos evitar, também, as atividades e as conversas que alimentam desejos sexuais. Pessoas do mundo podem considerar passeios à praia, noites numa danceteria ou horas a fio agarrados no portão da casa atividades normais para os namorados, mas os cristãos não seguem o padrão sensual do mundo. Algumas perguntas podem ajudar a evitar a imoralidade. O seu nível de contato físico os aproxima de Deus, ou os afasta dele? A sua roupa aumenta o respeito que seu namorado tem por você, ou cria nele desejos que podem ser difíceis de controlar? Se assistirem àquele filme, serão edificados ou enfraquecidos?

Respeite o papel dos pais durante o namoro. Durante o namoro, alguns jovens quase evitam os pais e não freqüentam as casas das famílias, sempre procurando sair para outros lugares. Na Bíblia, observamos que os pais freqüentemente aconselhavam os seus filhos na escolha de seus parceiros. Em alguns casos, os filhos já eram adultos, mas ainda respeitavam a orientação dos pais (veja Gênesis 24:3-4; 28:6; 34:4-6). Os pais normalmente têm muito a oferecer, porque já passaram pelas fases do namoro, do noivado e do casamento. Têm aprendido de outros casais, também, ao longo dos anos. Seria um grave erro não aprender com a sabedoria dos pais. "Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe" (Provérbios 6:20). Muitos casais sofrem hoje porque se mostraram teimosos e não respeitaram os pais no namoro.
Estejam um ao lado do outro no namoro. Entendemos que o namoro tem em vista, como propósito principal, a escolha de um bom parceiro para o casamento. Gênesis 2:20-24 mostra que Deus criou a mulher para auxiliar (do lado de) seu marido. A vida do casal deve ser dedicada ao serviço a outros (filhos, parentes, vizinhos, irmãos em Cristo, Deus, etc.). Se será assim no casamento, deve começar assim no namoro. Procurem ser uma equipe de servos, os dois trabalhando juntos para fazer o bem.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Amigos,onde encontrar??

A pergunta é : Com que pessoas devo andar? Com quem devo ter amizade?

Esse assunto parece fácil de escrever mas não é.
Bom, tem cristão (um tanto quanto radical) que acha que suas amizades só devem ser pessoas crentes.Eu discordo. Acho que pra tudo tem que ter limite,até pra amizade. Você pode ser amiga de uma pessoa que não tenha a mesma índole ,conduta ,religião e personalidade que você,mas lembre-se : Você tem que influencia-la(o) e não deixar ser influenciada(o) por ela/ele. Ajudar mas não se misturar("Diga-me com quem tu andas que direi quem tu és")
"BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." Sl 1:1
Na escola,na faculdade , no trabalho encontramos muitas pessoas que precisam de atenção,carinho, ajuda e conselhos, e temos o dever de como cristãos,acolhe-las.
"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." 
Mateus 22:39

Eu separo assim : Se você está precisando de conselhos/ajuda, PROCURE um amigo cristão.
Se você vê que alguém está precisando ser ajudado, SEJA um amigo cristão.
Qual cristão devo procurar??? Isso não acontece só comigo,mas creio que com todo mundo..Nós temos mania de reparar muito no que as pessoas fazem,dizem,quais locais ela frequenta,como são as pessoas com quem ela anda...assim fica fácil de sabermos com quem devemos caminhar,nos apoiar e procurar ajuda.
Se você julgar não ter ninguém que se encaixe nos padrões de um verdadeiro cristão(claro que uns devem estar pensando"quem somos nós pra julgar"....mas nessa hora é necessário escolher alguém maduro e fiel a Deus,para que as palavras dele não sejam de enganação.),procure o pastor da sua Igreja ,os pais,diáconos ou presbíteros. 

Muitas vezes me senti sozinha em relação a amizade, até mesmo dentro da Igreja, mas comecei a orar a Deus e Ele começou a me mostrar pessoas incríveis, fossem em acampamentos, em visitas a outras Igrejas ,escola ou por amigos de amigos. Algumas o contato tem sido internet...mas já que podemos usufruir disso,que seja para algo bom né??Invista em amizades que vale a pena...invista seu tempo para evangelizar(não há nada mais fácil do que começar o "IDE" pelas amizades,pelas pessoas mais próximas de nós).

Julgue mesmo na hora de escolher suas amizades, demonstre seu testemunho...
Procure não andar com quem bebe,fuma,usa drogas,fala palavrão,fala mal das pessoas...porque por mais que você não faça igual,as pessoas que não te conhece,que não tem um convívio maior com você ,irá te julgar pela pessoa com quem você anda.



Bom,para terminar queria dizer que tenho agradecido a Deus constantemente pelas amizades que tem sido acrescentado em minha vida..pessoas muito importantes de uma forma especial tem surgido no momento certo,com o assunto certo,e são usadas sempre para me aproximar de Deus.Obrigada as amizades do ABA...é maravilhoso servir a Deus nesse ministério com vocês e tenho aprendido MUITO com todas!Ao meu namorado ,meu amigo pra todos os dias !Meus pais e irmão ,amigos por toda vida e as demais meninas que me acompanham mais de perto.Amo vocês.


Deus abençoe.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Namoro- o começo

Acho que o tema mais procurado pelos jovens cristãos é esse: NAMORO!

Bom,eu já li vários textos escritos por missionários e pastores sobre namoro...também já amadureci muito no meu namoro e já conversei com várias pessoas cristãs experientes no assunto(hoje casados).Resolvi separar o tema em duas partes..("O COMEÇO"- falarei de algumas atitudes que devem ser tomadas antes de inciar um namoro) e a outra parte...deixo para outro post(fiquem curiosos...rsrs).

Bom,começar  a namorar muito cedo é ruim ?
eu diria que o propósito do namoro é mais importante...Se você é adolescente e tem entre 13 a 17 anos eu diria que o certo é esperar e focar sua vida em outras coisas..nos estudos e no crescimento espiritual com Deus.
O namoro para nós cristãos visa o casamento ,certo ? Começando a namorar com 15 você pretende namorar quanto tempo ?
Apenas pense.

A próxima pergunta é: quem devo namorar?
Você deve procurar namorar alguém que tenha os mesmos princípios que você,e os mesmo propósitos...
Se o seu coração está em Deus, o coração do seu companheiro tem que estar também!!Se não estiver...isso será motivo de muitas brigas e discórdias. Por exemplo: você vai a Igreja no domingo enquanto ele fica em casa vendo jogo de futebol ou sai com os amigos..ou vice versa.
E isso será sempre assim!Se não houver conversão .

Quando eu fiz meus 18 anos eu não havia namorado ainda e minha mae sempre me aconselhava..."Busque alguém dentro da Igreja,mas que nao seja cristão de "fachada"(só de banco,aquele que vai e sai do mesmo jeito), e se Deus tiver preparado alguém pra voce que nao é convertido ainda,Ele vai leva-lo antes de voce conhece-lo".
Vejo muita gente de Igreja que começa a namorar alguem que nao frequenta e diz"vou levar ele pra Igreja", bom,até leva, mas as atitudes continuam as mesmas...e se acontece de largar,a pessoa nunca mais aparece.
Precisamos tomar CUIDADO.

O próximo tópico desse tema é bem difícil para a maioria..
SANTIDADE!
É preciso buscar a santidade...se guardar para o próximo(para quem nao entendeu,eu digo..ser virgem) é algo maravilhoso.
Se você já pecou nisso e se arrepende(eu disse"ARREPENDE" e nao "remorço"), ore a Deus e não peques mais!!
A recompensa com certeza será maravilhosa.

Claro que isso aqui não é receitinha de como arrumar um namorado.. mas é alguns princípios para que você possa pensar e repensar .
Eu diria que a base de TUDO é MUITA ORAÇÃO!
A melhor maneira de começar um relacionamento é ORANDO, de ambos os lados.
Agir sem ansiedade..não deixar o medo de ficar sozinho e a carência tomarem conta.


Aprendi que temos que ser EGOÍSTAS na hora de escolher um companheiro.É importante observar as qualidades e defeitos também...
Observar a maneira como trata os pais,os amigos,como lida com situações,como se comporta com outras meninas(isso para os homens) e outros meninos(isso para as meninas), quais sao as vestimentas,os palavriados e atitudes....
Não fique achando que vai encontrar o menino ou a menina perfeita..impossível!Mas você tem que ver se você está disposto a suportar os defeitos do seu escolhido,e se as qualidades são maiores que os defeitos.

Bom...agora,como ser um bom namorado(a)...só no próximo post!
Pode ser que eu tenha esquecido de algo,eu falo no outros post.