quinta-feira, 25 de julho de 2013

mulheres e relacionamento com Deus/amigos/familia e homens

Esse post em especial eh para as meninas...
Usado no acampamento (ABA- http://abaacampamento.blogspot.com.br/ ), no cultinho com o quarto.




Mulheres da bíblia e relacionamento com Deus.

Raabe
– Dê um passo de fé!

Josué
2 e 6:22 - 27



A história de como o povo de Israel finalmente conquistou a tão almejada terra
prometida é conhecida por muitos, mas a vida de Raabe passa por muitos despercebida.
Em Hebreus 11:31 Raabe, a prostituta que não pertence ao povo escolhido de
Deus, entra para uma lista de heróis, os heróis da fé. Vejamos, pois os seus
atos de fé:


1.    Arriscou
a sua vida e a vida de sua família ao esconder os espias enviados por Josué
para observar Jericó e confundiu os perseguidores mandando-os para longe. (v.
1-7)

2.    Ela teve
fé em Deus através dos feitos grandiosos para com o povo de Israel, que muitas
vezes eram esquecidos pelo próprio povo, ela reconhece a grandeza de Deus e a
veracidade daqueles fatos. (v. 8-11)

3.    Fez
um acordo e cumpriu sem ter certeza do que aconteceria e desta forma salvou a sua
vida e a vida de sua família. (v. 12-24 e 6:22-27)


Você deve estar pensando o que isso tem a ver com a minha vida!

Perceba os detalhes da história desta mulher de fé. Ela conhecia os últimos
acontecimentos do povo de Israel, teve coragem de dar um passo a mais de fé
naquilo que no momento era o incerto, ela não podia ter certeza se tudo o que
havia ouvido sobre Deus era 100% verdade já que não presenciou cada um destes
momentos, mas mesmo assim se arriscou e teve fé no Deus verdadeiro entregando
totalmente a sua vida nas mãos dEle.

Em Mateus 1:5 vemos que Deus honrou esta mulher corajosa permitindo que esta
fizesse parte da árvore genealógica de Jesus, mostrado assim que o Senhor usa
pessoas imperfeitas como eu, você e a prostituta Raabe para realizar o seu
plano perfeito, no caso dela a vinda de Cristo Jesus, o salvador.

Você já deu este passo de fé e entregou a sua vida nas mãos do salvador? Deus a tudo
perdoa não importa pelo que nós já passamos, não importa o que já fizemos ou
como as nossas famílias não são a família perfeita, Deus tem um plano pra vida
de cada uma. Acredite nEle e dê mais um passo de fé, deixe que Ele fale com você
durante esta temporada, tenho certeza que você pode se surpreender muito.




Mulheres da bíblia e relacionamento com amigos(as) ou família.

Exemplo : RUTE

Rute era moabita,pagã, aprende mais de Deus ao se casar com um hebreu , após a morte de todos os homens, Rute e Orfa moram com sua sogra Noemi.
Elas tinham uma amizade saudável .

Noemi não queria ser um peso nem obrigá-las a seguir o mesmo caminho, por isso insistiu tanto para que cada uma seguisse o seu próprio. Ela não via mais lógica de estarem juntas.
Apesar da primeira negativa, Orfa se deixou levar por seu egoísmo, incentivada pelas palavras de Noemi. Ela não se conteve e fez o que realmente queria. Será que ela estava ali, naquela estrada com Noemi e Rute, com o sentimento de obrigação, querendo mesmo traçar seu próprio destino?
Rute fez o contrário de Orfa. Ela não se deixou levar pelas palavras de sua sogra e desejou com sinceridade estar com Noemi, em qualquer lugar que fosse e em qualquer situação. E Rute, será que não tinha mais nada a fazer ou não tinha ambição para continuar ao lado de uma mulher com quem não tinha mais obrigação alguma de conviver?

Há muitas "Orfas" e "Rutes" por aí. Aquelas que valorizam e as que não valorizam uma amizade real, de laços sinceros e transparentes.
Há quem olhe somente para si, para suas necessidade e vontades, e tome decisões, escolha seus caminhos, independentemente do que isso acarretará na vida de quem se dizia amiga. Não há fidelidade, não há desprendimento e não há amor.
Rute escolheu andar com Noemi porque tinha com ela um laço de amizade verdadeiro. Mesmo que ela tomasse caminhos diferentes e difíceis, Rute escolheu estar ao lado de sua sogra para ao menos segurar em sua mão. Não que ela não tivesse ambição ou qualquer outra coisa para fazer, mas seu afeto para com Noemi era tão forte que a sua decisão, seu caminho e sua vida tornaram-se os mesmos. Elas estavam unidas pelo mesmo desejo, mesmo amor. Havia fidelidade.
O andar junto com alguém, como nesse exemplo dessas três mulheres, significa não só andar, literalmente, mas sim aceitar a outra pessoa do jeito que ela é, apoiá-la em suas decisões, estar próxima. Estar no mesmo caminho em uma amizade é o simples desejo de ter aquela pessoa por perto, como companheira de situações, mesmo que suas escolhas sejam completamente diferentes.
Infelizmente, nos dias de hoje, há muito mais "Orfas" que "Rutes", que só querem viver por si, sem pensar na amizade que diziam ser tão sincera.


Mulheres da bíblia e relacionamento com homens.
- Não exigir amor (Juízes 16)
Poucas pessoas sabem, mas Sansão já tinha tido outra mulher antes de Dalila, na realidade as mulheres da vida de Sansão contribuíram para que sua caminhada com Deus fosse corrompida. Sua história começa em Juízes 13 quando ele nasce para ser um dos libertadores de Israel devido a grande opressão que sofriam na época. Desde seu nascimento ele foi separado por Deus pra cumprir este propósito e recebeu esse "super trunfo" da força/cabelão.

1. A primeira mulher de Sansão (Jz 14): fugindo dos costumes da época, dos mandamentos de Deus e da vontade de seus pais ele se agradou de uma mulher do povo "rival", os filisteus e sua escolhe teve consequências. A forma como esta mulher conseguiu enganar Sansão pode ser exemplificada neste versículo "Você me odeia! Você não me ama! Você deu ao meu povo um enigma, mas não me contou a resposta." (v. 16)
2. A prostituta (Jz 16:1-3): Sansão se envolve com uma prostituta, e mais uma vez cai em tentação com uma mulher, desagradando a Deus. Essa atitude já até de certa forma nos prepara pra alguma "burrada" logo em seguida, já que Sansão vinha arrastando-se em pecado nesta área de sua vida sem que houvesse arrependimento.
3. Dalila (Jz 16): Novamente Sansão se envolveu com alguém que não era de seu povo, contrariando seus pais e Deus. E com ela vem uma decisão a se fazer "Como você pode dizer que me ama, se não confia em mim? Esta é a terceira vez que você me faz de boba e não contou o segredo da sua grande força."(v.15), ele então quebra o acordo que Deus havia feito com seus pais e conta o segredo de sua força.
Quando Sansão viu para onde seus pecados os tinham levado ele voltou seu coração para Deus e se arrependeu (v.28), morrendo junto com os filisteus que estavam adorando outros deuses em seus templos e por meio de sua morte matou mais inimigos do que durante toda sua vida, penso que essa foi a forma de Deus perdoar sansão, fazendo da sua morte um momento de glória ao nome dEle. Só Deus em sua inifinita bondade e misericórdia consegue transformar as situações difíceis em situações que glorifiquem seu nome. Sansão provocou sua ruina, foi pego pelos inimigos porque revelou o motivo de sua força para uma mulher como prova de amor. 
Nós mulheres e nosso "poder" sobre os homens: vale a pena destacar que o que a primeira mulher de Sansão e também Dalila chamavam de amor não era realmente amor. As duas exigiam as coisas fazendo ameaças "se vc me ama faça isso" "se vc me ama me conte o segredo" "se vc me ama então deve fazer isso", e o verdadeiro amor " é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, NÃO PROCURA SEUS INTERESSES, não se ira facilmente, não guarda rancor." (1 Co 13:4-5)
Não façam isso e não se deixem levar por este tipo de ameaças tanto em relacionamentos com o sexo oposto, quanto em amizades. Desconfie sempre de quem fala "se vc me ama faça isso por mim", pense bem se este relacionamento é de fato firmado em sentimentos verdadeiros e pertinentes, Devemos ter muito cuidado pra não se tornar uma pessoa que exige amor ao invés de oferecer amor, que força as outras com chantagens e que faz pequenas concessões ao pecado em troca dessas conquistas sobre os outros. Se vc alguma vez se pegar falando desta forma PARE E PENSE NO QUE VC ESTA PRETENDENDO COM ISSO.
*Sejam mulheres virtuosas, de respeito e que sabem que amar é uma decisão e não um sentimento do momento.*

- Falta de sabedoria (1 Reis 21:1-25)
Jezabel era a esposa do rei Acabe, que neste trecho cobiçou a vinha de um de seus servos. Ao perceber que não poderia comprar a vinha ficou contrariado e “emburrado”. Neste momento pode-se perceber que Jezabel não foi uma mulher sábia, ela pressionava seu marido e levou sua família à ruina quando provocou a ira de Deus derramando sangue dos justos.
É possível perceber que como esposa Jezabel falhou, não foi submissa a seu esposo, a Deus, fez planos contra Nabote e desonrou seu povo como rainha. Postura muito diferente do que Deus espera de nós e dos nossos relacionamentos.
A postura da mulher em relacionamentos segundo a vontade de Deus: Para ser uma namorada segundo a vontade de Deus é necessário que o egoísmo seja deixado de lado, o propósito de um relacionamento não satisfazer suas necessidades e possíveis carências. Uma garota sábia que busca fazer a vontade de Deus para sua vida se preocupará com os limites que precisam ser estabelecidos e mantidos em todos os momentos, com o bom testemunho pessoal e do casal, além de aproximar e incentivar o parceiro em sua caminhada com Deus.
- Desafio: Estabelecer princípios e requisitos para um companheiro. Orar para que Deus te molde segundo o coração dEle, deixando toda a pressa e ansiedade para “ter” um relacionamento de lado, afinal para tudo há um tempo certo (Ec 3:1-14).



Reflexão sobre o tipo de mulheres que somos no momento e no que queremos nos tornar a partir de agora – encerramento. 
- A Mulher Exemplar (Provérbios 31:10-31 -NVI)
A mulher descrita no texto de Provérbios corresponde a uma mulher temente a Deus. Ela é quase uma personificação da sabedoria e, como a sabedoria, ela é "mais valiosa que os rubis" (v.10) e o que a achou "recebeu uma benção do Senhor" (Pv 8:35)

v.10 - Como Rute (Rt 3:11), ela é considerada a coroa do seu marido.
v.11 - Não dá motivos para que seu marido duvide de suas ações, fazendo com que ele confie plenamente nela.
v.14 - A expressão "navios mercantes" diz respeito ao empreendedorismo, como se ela tivesse experiência no trabalho.
v.15 - Ela é totalmente o oposto dos preguiçosos e sempre cuida de sua família.
v.16 - "avaliar o campo [...] plantar a vinha" diz respeito ao bom juízo em avaliar situações para que a melhor decisão seja tomada.
v.17 - Muitos provérbios enaltecem a deligência e os seus proveitos, condenando o preguiçoso como causa de fome e pobreza.
v.18 - Usa sua sabedoria para que seu trabalho renda frutos.
v.20 - Ama ao próximo.
v.23 - "Nas portas da cidade" significa a vida em sociedade. É nas portas da cidade que o testemunho de seu marido, por meio dela, será visto.
v.25 - "revestir de força e dignidade" é o oposto do descrito em Sl 35:26, e pode ser usado como padrões de vestimenta. "sorri diante do futuro" é por estar livre da ansiedade e preocupação, pois seu futuro está no Senhor.
v.26 - É conselheira sábia e amorosa, para os filhos e amigas.
v.28/30 - Elogiar é considerado abençoada, nesse contexto.
v.31 - Seu testemunho é elogiado nas portas da cidade e será honrada através da "humildade e temor no Senhor" (Pv 22:4)