quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A FÉ vence o tempo !

Quando Deus criou o universo e a Terra, definiu o que seria o dia e a noite, o que é para nós a definição clara do tempo.
 Gênesis 1:5
"E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro."

 No sexto dia da Criação, Deus criou o homem e colocou-o na Terra, fazendo com que passasse a viver nesse tempo, porém não havia limitação, pois Deus criou o homem perfeitamente e este era imortal, ou seja, passaria toda a eternidade em total intimidade com Deus e não experimentaria a morte.
 Deus ainda permitiu ao homem e à mulher decidirem viver eternamente ou não, quando disse que poderiam comer do fruto de toda a árvore do Jardim do Éden, e apenas da árvore do meio do jardim não poderiam comer. Infelizmente, foi logo esta última que o homem e a mulher escolheram, morrendo espiritualmente no instante em que comeram o fruto. Morrer espiritualmente significa separar-se de Deus eternamente, porém o próprio Deus, com seu infinito amor, enviou o seu Filho Unigênito, Jesus, para permitir a todo aquele que crer Nele voltar à intimidade com o Pai.
 Quando o homem comeu do fruto que não era permitido, permitiu ao pecado (que é a desobediência a Deus) fazer parte do seu ser, de forma que isso trouxe graves consequências a toda a humanidade. A morte espiritual, em decorrência do pecado, reflete também na morte do corpo, no qual se manifestam as doenças. Se o homem não tivesse pecado, as doenças não existiriam.
Neste momento, é possível compreendermos que a morte é a limitação do homem no tempo.

O tempo é a maior aflição do ser humano. Diariamente, muitos correm para pegar o ônibus ou o metrô, almoçam "correndo", escovam os dentes "correndo" (quando há tempo) e a impressão que temos é que Deus fez um dia muito pequeno. A limitação do tempo ainda vai além, pois nossos órgãos têm um tempo de vida, os dispositivos eletrônicos têm vida útil, todo material tem um tempo para se decompor ou corroer, e assim por diante.
 Durante toda a história, principalmente a partir da Revolução Industrial, o homem tem se esforçado para solucionar o problema do tempo por meio da automação de suas tarefas. Porém, a cada nova invenção, o homem inventa também uma forma de não ter tempo. Quer um exemplo? Se você já teve a oportunidade de trocar seu computador, por qual motivo você o trocou? Por acaso, não foi porque ele estava lento demais para suas necessidades? E o mais interessante é que, provavelmente, ele atendia perfeitamente suas necessidades quando você o comprou. Isto significa que você adquiriu outras necessidades porque achou que o tempo estava sobrando.


É necessário que entendamos que somente o pecado traz resultados imediatos, mas o Senhor nos ensina a termos paciência, pois os frutos do Espírito (Gálatas 5) levam tempo para amadurecerem em nós e gerarem resultados, devido à dureza do nosso coração. Para que os frutos do Espírito entrem e permaneçam em nós, é necessário que deixemos as obras da carne (entenda que a carne é a união do corpo e da alma).

Em Gálatas 5:19-21, a Palavra de Deus nos ensina quais são as obras da carne.
 Gálatas 5:19-21
"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."


E em Gálatas 5:22, o Senhor nos ensina quais são os frutos do Espírito.
 Gálatas 5:22
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, , mansidão, temperança."

Observe que todos os frutos do Espírito Santo só podem ser adquiridos com o tempo, à medida que permitimos que Deus nos transforme. Ninguém consegue amar como Deus nos ama de um dia para o outro, nem consegue se transformar em uma pessoa constantemente alegre em um piscar de olhos. Nem mesmo a fé é gerada de uma hora para outra, pois em Romanos 10:17 aprendemos que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, e isso necessita de tempo.

Romanos 10:17
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."

O que nós precisamos compreender é que os resultados dos frutos do Espírito são bons e eternos. Já os resultados do pecado são aparentemente bons, porém são eternamente prejudiciais. Quer um exemplo? Você pode até adulterar contra seu marido ou sua esposa e no momento da relação sexual dar um grande prazer ao seu corpo, porém está escrito em 1 Coríntios 6:10 que os adúlteros, caso não deixem esse pecado crendo em Jesus como Senhor e Salvador, não herdarão o reino de Deus, ou seja, viverão eternamente afastados de Deus e irão para o mesmo lugar que Satanás e seus demônios.

1 Coríntios 6:10
"Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus."
 Com esse exemplo, podemos compreender que os resultados do pecado são imediatos e aparentemente bons, porém são eternamente ruins.
 Em nossos dias, os cristãos querem resultados imediatos como o pecado pode oferecer e é isso que muitas igrejas estão oferecendo: prosperidade financeira, carros importados (observe o plural "carros") na garagem, casas na praia, sítios, mansões, roupas de grife, etc., e usam um jargão muito conhecido "você foi posto por cabeça e não por cauda". Porém, a Palavra de Deus nos ensina em 1 Coríntios 15:19 que, se esperamos receber algo de Jesus somente nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

1 Coríntios 15:19
"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens."

Jesus veio para nos salvar do fogo eterno reservado a Satanás e seus demônios e o cristão deve entender que a bênção de Deus sobre sua vida financeira é consequência de sua intimidade com Deus, conforme aprendemos em Mateus 6:33.


Mateus 6:33
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

Se o reino é de Deus, quer dizer que Ele é o rei e nós, como servos, devemos obedecer a vontade de nosso rei.

"Como podemos vencer a limitação do tempo sendo que ainda não habitamos na eternidade?"

Deus, em toda a Sua onisciência, permite ao homem ultrapassar a barreira do tempo mesmo sem ainda estar na eternidade. Entenda que não estou falando dos grandes corredores dos 100m rasos como o jamaicano Usain Bolt, porque, mesmo esses corredores sendo velozes, ainda estão limitados no tempo.

O que permite ao homem vencer o tempo é a . Pela fé em Deus e na obra redentora de Jesus Cristo na cruz, o homem traz à existência aquilo que não existe, isto é, aquilo que ainda não se cumpriu no nosso tempo, mas que já se cumpriu na eternidade.
 Quando recebemos uma promessa de Deus, devemos simplesmente crer Nele, sem dar espaço  para qualquer dúvida.
 Saiba que toda promessa de Deus leva tempo para se cumprir, porém nada que vem de Deus demora para se cumprir.
Talvez você não tenha entendido essa frase, portanto irei explicar. Toda promessa de Deus se cumprirá e, quando você crê no poder de Deus para cumpri-la, a sua fé traz a existência a realização da promessa. Quando você crê, Deus já cumpre a promessa na sua mente e no seu espírito. Essa deve ser a sua fé.


Mesmo que a promessa ainda não tenha se cumprido no tempo de forma que os olhos humanos possam ver, ela já se cumpriu pela sua fé. A fé permite que nós vejamos com os olhos de Deus, ultrapassando a barreira do tempo e vendo todas as coisas completas como na eternidade. Por esse motivo, nada do que vem de Deus demora para se cumprir. Pode levar anos para os olhos humanos verem, porém nada do que devem de Deus demora para se cumprir, pois tudo o que Deus faz acontece no tempo perfeito, porque Ele é onipotente, onipresente e onisciente.

Quando você crê que uma promessa de Deus para a sua vida já se cumpriu, você não vive ansioso esperando que ela se cumpra. A ansiedade é um resultado da falta de fé, por isso o Senhor nos ensina em 1 Pedro 5:6-7 que devemos lançar toda a nossa ansiedade sobre Ele.


1 Pedro 5:6-7
"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."

O Senhor ainda nos ensina que devemos entregar todos os nossos pensamentos, sonhos e anseios a Ele, demonstrando toda a nossa fé. Leia em Salmos 37:5.

Salmos 37:5
"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará."

A definição de fé em Hebreus 11:1 nos permite compreender a imensa graça de Deus dada ao homem.

Hebreus 11:1
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."

Deus deu ao homem a capacidade de crer e é pela fé que aquilo que não se vê torna-se concreto. Leia novamente o versículo 1 do capítulo 11 de Hebreus e observe que a fé é a "prova das coisas que se não vêem". Sabe o que significa isso? Vamos a um exemplo simples. Muitas pessoas dizem que Deus não existe, porém a nossa fé é a prova de que Ele existe.

Mesmo que as pessoas digam que a promessa da salvação seja uma farsa, pela nossa fé ela é concreta. Não importa o que as pessoas digam sobre as promessas de Deus na minha vida, porque a minha fé é a prova de que elas são reais e isso é dom de Deus. Aleluia! 


Deus abençõe a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário