quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SEIS VERDADES BÍBLICAS

(com base no livro -"Um homem chamado Jesus Cristo- John Piper)
DEUS NOS CRIOU PARA SUA GLÓRIA.

“...De longe tragam os meus filhos,
E dos confins da terra as minhas filhas;
[...] a quem criei para a minha glória...”
(Isaías 43.6,7)

Deus nos fez para ampliar sua grandeza – da mesma forma que os telescópios ampliam os astros. Ele nos criou para revelarmos sua bondade, verdade, beleza, sabedoria e justiça. A maior demonstração da glória de Deus vem do prazer que sentimos por tudo o que ele é. Isso significa que Deus recebe o louvor, e nós recebemos a alegria. Deus nos criou para ser glorificado ao máximo em nós quando nos alegramos ao máximo nele.


TODO SER HUMANO DEVE VIVER PARA A GLÓRIA DE DEUS.

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa façam tudo para a glória de Deus”
(1Coríntios 10.31)

Se Deus nos fez para sua glória, torna-se evidente que devemos viver para sua glória. Nossa submissão provém de seu propósito. Portanto, nossa primeira obrigação é mostrar o valor de Deus, ficando satisfeitos com tudo o que ele é para nós. Essa é a essência do amor de Deus (Mateus 22.37), de nossa confiança nele (1João 5.3,4) e gratidão a ele (Salmos 100.2-4). Essa é a raiz de toda a obediência verdadeira, principalmente a de amar os outros (Colossenses 1.4,5).


NÃO GLORIFICAMOS A DEUS COMO DEVERÍAMOS.

“...pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”
(Romanos 3.23)

O que significa estar “destituídos da glória de Deus”? Significa que nenhum de nós tem glorificado a Deus e confiado nele como deveria. Não nos alegramos com sua grandeza e não andamos em seus caminhos. Buscamos satisfação em outras coisas e as tratamos como se fossem mais valiosas que Deus. Essa é a essência da idolatria (Romanos 1.21-23). Desde que o pecado entrou no mundo, não temos considerado Deus como nosso tesouro mais precioso (Efésios 2.3). Trata-se de uma terrível ofensa à grandeza de Deus (Jeremias 2.12,13).


TODOS NÓS ESTAMOS SUJEITOS À JUSTA CONDENAÇÃO DE DEUS.

“Pois o salário do pecado é a morte...”
(Romanos 6.23)

Todos nós menosprezamos a glória de Deus. Como? Dando preferência a outras coisas e não a ele, por meio de nossa ingratidão, desconfiança e desobediência. Por conseguinte, Deus está nos impedindo de desfrutar sua glória para sempre. “Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.” (2Tessalonicenses 1.9)
A palavra “inferno” é usada doze vezes no Novo Testamento – onze vezes por Jesus. O inferno não é um mito criado por pregadores sinistros e irados. O Filho de Deus, que morreu para livrar os pecadores dessa maldição, fez uma solene advertência. Corremos um grande risco quando não fazemos caso dessa advertência.
Se a Bíblia tivesse parado aqui em sua análise da condição humana, estaríamos condenados a um futuro sem esperança. Contudo, ela não para aqui...


DEUS ENVIOU SEU FILHO UNIGÊNITO, JESUS, PARA NOS CONCEDER ALEGRIA E VIDA ETERNAS.

“Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores...”
(1Timóteo 1.15)

A boa nova é que Cristo morreu por pecadores como nós. E ele ressuscitou dentre os mortos para ratificar o poder redentor de sua morte e abrir as portas da alegria e vida eternas (1Coríntios 15.20). Isso significa que Deus pode inocentar os pecadores e continuar a ser justo (Romanos 3.25,26). “Pois também Cristo sofreu pelos pecados de uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus...” (1Pedro 3.18). A mais profunda e eterna satisfação será a de estar no céu com Deus.


OS BENEFÍCIOS ADQUIRIDOS MEDIANTE A MORTE DE CRISTO PERTENCEM ÀQUELES QUE SE ARREPENDEM E CONFIAM NELE,

“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados”
(Atos 3.19)

Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”
(Atos 16.31)

“Arrepender-se” significa afastar-se de todas as promessas enganosas do pecado. “” significa estar satisfeito com tudo o que Deus promete ser para nós em Jesus. “...aquele que crê em mim”, diz Jesus, “nunca terá sede” (João 6.35). Nós não conquistamos a salvação. Não a merecemos (Romanos 4.4,5). Ela é concedida pela graça mediante a fé (Efésios 2.8,9). È gratuita (Romanos 3.24). Nós a recebemos se a desejamos acima de todas as coisas (Mateus 13.44). Quando fazemos isso o objetivo de Deus para a criação é alcançado: ele é glorificado em nós, e nós nos alegramos nele – para sempre.

Isso faz sentido para você?
Você deseja esse tipo de satisfação que vem da alegria com tudo o que Deus é para você em Jesus? Se sua resposta for sim, Deus está trabalhando em sua vida.
O que você deve fazer?
Afaste-se das promessas enganadoras do pecado. Invoque o nome de Jesus para salvá-lo da culpa, do castigo e da escravidão do pecado. “...porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10.13). Comece depositando sua esperanço em tudo o que Deus é para você em Jesus. Destrua o poder das promessas do pecado mediante a fé que você tem nas gloriosas promessas de Deus. Leia a Bíblia para encontrar suas preciosas e grandiosas promessas, que podem libertá-lo (2Pedro 1.3,4). Encontre uma igreja que creia na Bíblia e comece a adorar e crescer espiritualmente com outras pessoas que amam a Cristo acima de todas as coisas (Filipenses 3.7).

A melhor notícia do mundo é que não há necessidade de existir conflito entre nossa felicidade e a santidade de Deus. Quando estamos satisfeitos com tudo o que Deus é para nós, em Jesus, nós o engrandecemos como o maior de todos os tesouros.

“Tu me farás conhecer a vereda da vida,
A alegria plena da tua presença,
eterno prazer à tua direita.”
Salmos 16.11

Um comentário:

  1. Parabéns ! Realmente quem é diferente,cria a diferença e faz a diferença, ser diferente é encontrar a si e a Deus, como ser único lá aqui.
    Muito boooom !!! Elvio/Inajá

    ResponderExcluir